A força do rock inglês
- Wictoria
- 8 de mai. de 2015
- 2 min de leitura
Na década de 1960, enquanto a corrida espacial se intensificava, as bandas inglesas revolucionavam e divulgavam o rock 'n' roll. Duas dessas bandas merecem especial destaque: The Beatles e The Rolling Stones.
The Beatles era formada por Paul McCartney (vocal e baixo), John Lennon (vocal e guitarra), George Harrison (vocal e guitarra) e Ringo Starr (bateria). Esses jovens nascidos na cidade portúaria inglesas de Liverpool eram todos de origem humilde : George Harrison, por exemplo, era filho de um motorista de ônibus. Eles estreavam com canções ingênuas de melodias atraentes, que falavam de amor , como Love me Do e She loves you, e dois anos depois, em 1962, já eram a banda de rock mais fomosa da Inglaterra.
Em 1964, a banda foi lançada nos Estados Unidos, quando desencadearam, então, a chamada ''beatlemania''. O primeiro álbum, Please, please me, reunia seus principais sucessos e chamava a atenção pelo fato de a maioria das canções serem compostas pelos próprios integrantes da banda, o que na época era uma novidade. Com o tempo, os álbuns lançados foram ganhando qualidade com composições cada vez mais elaboradas, dentre as quais podemos destacar: Something, Eleanor Rigby, In my life e Let it be, esta última composta em 1970. Naquele ano, alegando a necessidade de uma vida com privacidade, a banda se desfez, fato que traumatizou seus milhões de fãs.
A esperança da volta dos Beatles só se extinguiu com as mortes de John Lennon, assassinado em Nova York, em dezembro de 1980, e de George Harrison, em 2001 , em decorrência de um câncer. Essas tristes notícias lembraram ao mundo que os beatles era mortais, mas sua canções continuaram sendo cantadas e ouvidas no mundo todo.

The Rolling Stones, assim como The Beatles, começaram a carreira no início dos anos 1960. Mas, enquanto os Beatles eram jovens de famílias operárias, os Stones pertenciam à classe média alta em Londres, na Inglaterra. Seus principais integrantes eram o vocalista Mick Jagger, os guitarristas Keith Richards e Brian Jones, o baixista Bill Wyman e o baterista Charlie Watts. Suas musicas eram mais barulhents e maliciosas e roupas mais extravagantes, escandalizou o mundo.
Na época, jornais sensacionalistas publicavam do tipo: ''Você deixaria sua filha casar-se com um Rolling Stones?''
Nas décadas seguintes, os Stones continuaram conquistando novas gerações e, em 2012, lançaram o livro The Rolling Stones - 50.
A juventude brasileira também foi fortemente influenciada pelo movimento internacional do rock 'n' roll nos anos 1960. Surgiram, assim, as bandas de rock nacionais, que começaram a dispultar, com os cantores e as orquestras, espaços nos programas de rádio e de televisão.

Comments